Rede social fará com que endereço customizado da página do usuário e email facebook.com sejam iguais.

Membros do Facebook que customizaram sua página de perfil com um nome único no endereço terão que utilizar essa mesma combinação para designar seu endereço de email @facebook.com, de acordo com anúncio da companhia. A regra, no entanto, não será aplicaca àqueles que já ativaram seu endereço de e-mail da rede social.

Tanto a opção para customizar o URL do seu perfil quanto ativar o endereço de email Facebook.com são opcionais. Entretanto, havia a preocupação de que os usuários que habilitassem ambos os recursos podiam, com essa mudança, fazer com que recebessem emails indesejáveis em seu endereço do Facebook.

A rede social começou a permitir que seus usuários criassem URLs customizadas de seus perfis em 2009; o nome de usuário se tornou a segunda metade de endereço - se José das Couves selecionasse josedascouves como nome de usuário, por exemplo, a URL do perfil desta pessoa deixaria de ser uma sequência alfanumérica para se tornar facebook.com/josedascouves. A partir de agora, se esta pessoa ativar o email do site, o endereço será josedascouves@facebook.com.

O analista da Gartner Ray Valdes viu o movimento como um passo à frente “além do jardim murado. A ideia é que os usuários passem cada vez mais tempo no Facebook, mas que também estejam conectados com o resto do mundo”.

A rede social oferece a opção de um endereço de email próprio para que seja possível receber mensagens enviadas de outros serviços, como Gmail e Yahoo, diretamente no Facebook. As pessoas também podem enviar mensagens de seus perfis para destinatários externos.

A mudança significa que os visitantes de um perfil automaticamente saberão o endereço de email desta pessoa, nos casos em que tanto a URL customizada quanto o nome @facebook.com sejam iguais. O recurso também poderia também aumentar o número de mensagens indesejáveis, já que o email se tornaria público, principalmente para usuários com configurações mais flexíveis de recebimento de mensagens. 

IDG News Service
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/04/16/facebook-ira-unificar-seu-nome-de-perfil-com-o-do-e-mail/