Fórum sobre Software Livre reúne 8 mil pessoas em Porto Alegre

São Paulo - Termina amanhã o Fórum Internacional Software Livre (FISL). Desde terça-feira, o evento reúne cerca de 8 mil pessoas no centro de eventos da PUCRS, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Com quatro dias de programação e mais de 600 atividades, entre oficinas e palestras, os organizadores consideram a edição deste ano como a mais importante desde o início do Fórum, há 14 anos. "Foram mais de 600 horas de atividades, com um fluxo muito grande de pessoas discutindo sobre software livre. Já é possível dizer que tivemos um resultado bastante positivo", disse à INFO o organizador do evento, Ricardo Fritch.

A mesa mais concorrida do FISL teve como convidado o sueco Tobias Andersson, um dos fundadores do Pirate Bay. Anderson falou sobre a função do compartilhamento de arquivos na promoção da diversidade cultural. Outros nomes  importantes que passaram pelo Fórum foram o diretor executivo do Linux, Jon "Maddog" Hall, e a ativista Valerie Aurora, fundadora de uma organização que promove a inserção de mulheres na tecnologia e cultura aberta .

O FISL também teve participação ativa de diversos orgãos públicos. "Neste ano, conseguimos perceber como todas as esferas da administração governamental estão acreditando no valor dos padrões abertos e do livre acesso da tecnologia", afirmou Fritch. O governo do Rio Grande do Sul assinou durante o Fórum um protocolo de intenções para a utilização de formatos abertos na elaboração de documentos públicos.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/2013/07/forum-internacional-software-livre-reune-8-mil-pessoas-em-porto-alegre.shtml