Cresce venda mundial de aparelhos com conexão à Internet

A venda mundial de aparelhos com conexão à Internet, que inclui desde computadores pessoais, até tablets e smartphones, mostra um crescimento sustentável em 2013, em meio a uma tendência cada vez maior para os dispositivos móveis, revelou uma pesquisa nesta segunda-feira.

Segundo esta pesquisa da empresa Gartner, o número desses aparelhos aumentaria 5,9% em 2013, a 2,35 bilhões, impulsionado pelas vendas de tablets, smartphones e, em menor medida, computadores "ultra-móveis".

As vendas dos tradicionais de computadores PCs, de escritório e portáteis, prevê que caiam 10,6%, a 305 milhões de unidades, sem incluir os ultra-móveis, uma nova categoria de PCs menores. Aí se incluem os tablets conversíveis, isso é, tablets que podem se transformar em computadores portáteis.

As vendas de tablets devem crescer 67,9%, a 202 milhões de unidades, enquanto o mercado dos telefones celulares terá um aumento de 4,3%, a 1,8 bilhão.
"Os consumidores querem, em qualquer momento e em qualquer lugar, computadores que lhes permitam consumir e criar conteúdo de forma simples, mas além de compartilhar e ter acesso a esse conteúdo de uma série de produtos diferentes", disse Carolina Milanesi, de Gartner.

"A mobilidade é primordial tanto nos mercados consolidados como nos emergentes", disse.

Segundo Gartner, as vendas de PCs ultra-móveis, como o Google Chromebook, se duplicarão em 2013, mas permanecerão em um nível relativamente baixo, de cerca de 20 milhões de unidades.

A pesquisa também mostrou que o crescimento de tablets e smartphones começará a cair. O relatório diz que muitos consumidores optam por tablets "básicos" para baixar custos.
O iPad mini da Apple, por exemplo, representou 60% de todas as vendas de tablets da Apple no primeiro trimestre de 2013.

Os analistas esperam que os dispositivos equipados com o sistema operacional Android do Google estendam seu domínio em 2013, a 866 milhões, à frente da Microsoft Windows e do iOS da Apple.

Segundo Gartner, a Apple é o grupo mais "homogêneo", com muitos produtos em cada segmento, enquanto o Windows domina no setor dos PCs, e o Android, em telefonia inteligente.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/cresce-venda-mundial-aparelhos-conex%C3%A3o-%C3%A0-internet-203123372.html